A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade, Gabriela Silva Ferreira

Resumo


As políticas públicas de inclusão são um avanço para as pessoas com deficiência, visto que aquelas têm garantido seus direitos, seja na educação, na saúde ou em qualquer outro serviço público. Ao abordar a legislação educacional, além da legalidade conquistada e amparada por um quadro normativo e legal, devemos considerar que o direito à educação implica acesso, permanência e qualidade do ensino. Envolve também a conquista de um espaço educacional que, ao promover igualdade de oportunidades de desenvolvimento pleno das pessoas, faz da escola, além de ambiente para transmissão da cultura e socialização, um espaço para construção da identidade pessoal. Todavia, para que a Educação Inclusiva atinja seus objetivos, além da necessidade de contínua formação e especialização de todos os profissionais envolvidos no processo educativo, torna-se indispensável a efetivação de políticas públicas que proporcione uma educação de qualidade aos alunos com deficiência em todas as etapas da educação básica. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo destacar os beneficios da inclusão da criança pequena com deficiência na Educação Infantil. O artigo é um recorte da dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós graduação em Planejamento e Análise de
Políticas Públicas foi realizado por meio do levantamento de pesquisa bibliográfica, que gerou suporte ao estudo referente à temática da educação infantil no Brasil e ao processo de inclusão de crianças com deficiência na creche. As informações consideraram que a chegada das crianças com deficiência à Educação Infantil é realidade e que a inclusão destas precisa ser assegurada com qualidade. 


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eISSN: 2176-0896

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