NOTAS SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA

Autores

  • Dária Sirqueira Matsumoto
  • Maíla Rezende Vilela Luiz
  • Milena Ferraz Aud

Palavras-chave:

políticas públicas o lócus central da atuação dos/as assistentes sociais, propõe-se o relato de experiência na área sócio jurídica, a partir das produções Eunice Terezinha Fávero.

Resumo

Este trabalho dá-se em função das inquietações e discussões construídas a
partir da inserção das autoras deste resumo ampliado no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão (NEPTRAB)1. Esse por sua vez, tem como objetivo a problematização e análise das transformações no mundo do trabalho, para compreender o trabalho do assistente social, inserido na divisão social, sexual e técnica do trabalho, utilizando expressões contemporâneas da divisão social, sexual e técnica do trabalho e o mercado de trabalho no setor de serviços no quadro geral de precarização estrutural do trabalho: feminização,  precarização do emprego feminino e o trabalho de assistentes sociais no campo da questão social e das políticas sociais. Dessa forma, propõemse três eixos organizadores para discussão: em um primeiro momento, realizar-se-ão breves considerações acerca da tese do serviço social como trabalho, considerando-se
a indissociabilidade das categorias trabalho, questão social e serviço social  brasileiro, a partir das produções de Marilda Vilela Iamamoto, Raul de Carvalho, Ney Luiz Teixeira de Almeida, Ana Elizabete Mota e Angela Amaral. Em sequência, tecer-se-ão considerações acerca da precarização do trabalho do/a assistente social circunscrito na divisão social do trabalho e nas políticas públicas, à luz de contribuições dos seguintes autores: Marilda Vilela Iamamoto, José Paulo Netto e Maria Carmelita Yazbek. Finalmente, sendo as políticas públicas o lócus central da atuação dos/as assistentes sociais, propõe-se o relato de experiência na área sócio jurídica, a partir das produções Eunice Terezinha Fávero.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos