A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROGRAMA DE CUIDADO DOMICILIAR DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE
Palavras-chave:
Serviço Social. Cuidado Domiciliar. Atenção Primária à Saúde.Resumo
Esta pesquisa discute a importância da participação do assistente social no
Programa de Cuidado Domiciliar de uma unidade de saúde de Porto Alegre. Através de um estudo descritivo e exploratório identifica-se o perfil dos usuários e cuidadores atendidos no Programa, avalia-se a satisfação em relação ao atendimento recebido e o nível de sobrecarga dos responsáveis pelo cuidado. Os dados foram obtidos através de 24 entrevistas com usuários, familiares e cuidadores e mostraram que os usuários do Programa estão numa faixa etária que varia de 60 a 90 anos; são em sua maioria mulheres; moram na área de abrangência da unidade há mais de 15 anos; têm como cuidadores informais seus familiares, normalmente filhas ou cônjuges, que apresentam elevados níveis de sobrecarga por desempenharam tal papel; não acessam o serviço social da unidade de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.