VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE, UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Violência Doméstica. Criança e Adolescente. Práticas Educativas. Funções Parentais.Resumo
Este artigo apresenta um novo processo de trabalho no Serviço de Enfrentamento a Violência Doméstica contra Criança e Adolescente e se propõe a medir os impactos que estas intervenções sociais exercem no comportamento das famílias que residem no Município de Ribeirão Preto que são inseridas no serviço do PAEF. A investigação aqui apresentada buscou estudar os instrumentais utilizados na intervenção profissional com famílias que apresentam situações de violência doméstica, e as possíveis consequências em atuar para uma nova ordem societária com menos violência, abuso, discriminação e com mais justiça e equidade. A metodologia adotada é de abordagem quanti-qualitiva, sendo que o corpus da analise consistiu em aplicar intervenções entrevistas semi-estruturadas, abordando as problemáticas da educação e formas de potencializar praticas educativas. Para análise dos dados preliminares coletados, utilizamos o (IEP), Inventário de Estilos Parentais, baseado em práticas educativas, dentre elas Negligência, Abuso Físico e Psicológico, Disciplina Relaxada, Punição Inconsistente e Monitoria Negativa, demonstrando os impactos que as intervenções sociais exerceram no comportamento das famílias e a validade do trabalho social. A entrevista realizada aponta resultados satisfatórios e de grande significância, já que a intervenção grupal conseguiu alcançar parte de seus objetivos. Assim o relacionamento mãe/filhos melhorou e agora elas conseguem meditar em suas ações e escolherem alternativas eficazes para educar seus filhos sem recorrerem frequentemente a violência física. Conclui-se que é de grande importância que o profissional social tenha como direção a atuação de conduzir grupos sócio-educativos, de natureza preventiva auxiliando a desenvolver
alternativas não coercitivas na educação de seus filhos onde as famílias, poderão agrupar conhecimentos e potencializar uma educação de qualidade e compromisso com o futuro deles e da sociedade.
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