OS GRUPOS ÉTNICOS E A PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: A“QUESTÃO QUILOMBOLA” NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Palavras-chave:
Questão Quilombola. Assistência Social. Igualdade e Diferença.Resumo
Discute-se o Sistema de Proteção Social brasileiroa partir da diversidade étnica a qual abarca, analisando especificamente a “questão quilombola” na Política de Assistência Social. Com o aporte teórico-metodológico da “sociologia reflexiva” de Pierre Bourdieu (2010), analisa-se o texto da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Programa Brasil Quilombola (2008), especificamente no que se refere ao entendimento da Assistência Socialacerca de tais grupos étnicos. Dessa forma, busca-se compreender como se estabelecea relação entre as comunidades quilombolas e o“Estado-nação”,via políticas públicas “diferencialistas”, focalizando fatores étnicos, e quais as (im)possibilidades de se lidar com a igualdade e a diferença nos marcos do Estado moderno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.