VIOLÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO

Autores

  • Fabiana Granado Garcia SAMPAIO Faculdade de História, Direito e Serviço Social - UNESP - Franca/SP
  • Djanira Soares de Oliveira ALMEIDA Faculdade de História, Direito e Serviço Social - UNESP - Franca/SP

Palavras-chave:

Violência, Educação Crítico-reprodutivista, Escola Democrática.

Resumo

O presente artigo faz uma abordagem de diversos teóricos
que definem e caracterizam a violência, pela referência a toda a trama social, procurando materializar aspectos violentos, muitas  vezes camuflados pelo aparato do sistema capitalista que vigora.  O  termo violência dicionarizado pode significar ato violento, ímpeto ofensivo, abuso de força e opressão, constrangimento exercido sobre uma pessoa para  obrigar a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer, ou simplesmente coação. Na esfera educacional, são presentadas as teorias reprodutivistas, em que a escola tem o papel embutido de reproduzir a ideologia da classe dominante. Ao caracterizar a realidade dentro da escola, como estratégia de inculcação ideológica, o livro didático e as
suas mais “belas mentiras”, ajuda a reafirmar a hegemonia da classe dominante. Saviani aponta a solução para quebrar esta estrutura, a ser trilhada com utilização de grandes armadilhas para ferir os anseios da classe dominante, a denominada teoria pedagógica histórico-crítica, que se adequa aos interesses da classe dominada, introduzindo o  saber erudito na cultura popular, a fim de se alcançar a democracia. 

PALAVRAS-CHAVE: Violência; Educação Crítico-reprodutivista; Escola Democrática.

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Publicado

2009-07-06

Edição

Seção

Artigo Original