POLÍTICAS SOCIAIS PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: CONCESSÃO OU CONQUISTA?
Resumo
A construção social das relações de gênero tem se dado de forma a determinar a existência e a reprodução dos papéis masculino e feminino. Estes papéis têm atribuído às mulheres e aos homens, posições sociais excludentes e hierarquizadas. Ainda que a mulher tenha conquistado avanços significativos no campo dos direitos, persiste ainda como uma categoria social excluída, exigindo assim, o reconhecimento do problema como um problema de todos e, portanto, do Estado. Neste sentido, o artigo ora apresentado, trará algumas reflexões suscitadas a partir da pesquisa elaborada para a defesa do título de Bacharel apresentado à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FHDSS (campus Franca) bem como da experiência propiciada junto ao coletivo de Gênero do MST (movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na região de Ribeirão Preto/SP através do NATRA (Núcleo Agrário Terra e Raiz) e do estágio no INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária). Neste sentido, buscará contribuir para o debate: Políticas Sociais: Concessão ou Conquista?
PALAVRAS CHAVE: gênero. políticas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.