EM BUSCA DE UMA NOVA LÓGICA PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL: DA SINGULARIDADE À TOTALIDADE
Resumo
O texto resgata a memória coletiva da Assistência Social e refleti criticamente em várias direções analisando conquistas e obstáculos, processo extremamente necessário diante do desafio de construir o direito de cidadania pela via da proteção social. Discute como a Assistência Social foi historicamente marcada pelo assistencialismo, desde o seu surgimento e desvela os marcos legais como a Constituição Federal, a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social, que criaram os espaços públicos estatais, denominados CRAS e CREAS. Esses espaços poderão imprimir por meio da ampliação do olhar e maior compreensão sobre as fragilidades e riscos, a nova lógica, partindo do pressuposto da antecipação das vulnerabilidades sociais, pela via da intersetorialização das políticas públicas, na composição de redes de atenção para suprir demandas e necessidades da população demandataria de diferentes ordens, considerando os eixos fundamentais da família, o território e as circunstâncias.
PALAVRAS CHAVE: superação e antecipação de vulnerabilidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.